Sistema Agro Florestal - SAF
 
A agrofloresta é um sistema que toma como modelo a floresta, sua biodiversidade e seu funcionamento em sucessão e permanente recomposição. É um modelo que existe em culturas tradicionais em algumas regiões do mundo. No Brasil, Ernst Götsch foi o responsável por sua sistematização e divulgação.
 
A agrofloresta se inscreve no contexto da soberania alimentar, da recuperação de solos degradados, do reflorestamento. É vista por aqueles que a praticam como uma resposta efetiva a várias questões cruciais, como a desertificação, o aquecimento global e a produção de alimentos para uma população sempre crescente.
 
Cria-se, no espaço e no tempo, uma associação deliberada entre culturas agrícolas e espécies arbóreas perenes (árvores, arbustos, palmeiras, bambus), a criação de animais podendo ser integrada ao sistema.
 
A poda, mais ou menos radical, constitui um processo fundamental na agrofloresta, alimentando o solo, normalmente pobre e ácido, com os nutrientes que se encontram na biomassa.
 
Ernst Götsch observa que as Áreas de Proteção Permanente (APP) poderiam se tornar Áreas de Produção Permanente, integrando em vez de separar o ser humano e a floresta.