Annick de Souzenelle : 100 ans et après...
4 novembre 2022... Annick de Souzenelle a 100 ans. Elle nous partage son expérience de vie.
100 ans et alors ? 100 ans et après...
L'association Arigah évoquera ce centenaire tout au long de l'année 2022-2023, chaque mois au travers de témoignages, de réflexions, d'articles anciens et/ou inédits, de vidéos...
100 ans à suivre sur arigah.com
 

Biografia
 
Annick de Souzenelle nasceu em 1922 na Bretanha.
 
Sua primeira infância foi marcada pelo colapso de uma vida familiar que a levou a perder, por um tempo, todos os marcos emocionais e geográficos. Tendo a realidade externa se tornado absurda aos seus olhos quando criança, ela se voltou muito cedo para "o Pai divino" e o mundo interno tornou-se ainda mais real para ela do que o mundo externo.
 
Desde muito jovem era apaixonada por livros sobre o Grande Gesto da Idade Média, contos e lendas de todo o mundo.
 
Aluna do Institut Notre Dame des Champs em Paris , sua fé foi alimentada dentro da Igreja Católica, mas ela já sentia que por trás da mensagem de Cristo e dos mitos bíblicos se esconde um significado mais profundo que não foi transmitido.
 
Após o Bacharelato, estudou matemática à qual, diz, deve o seu rigor intelectual , continuando a procurar respostas para a sua busca espiritual.
 
Em 1945 , no final da guerra, decidiu estudar enfermagem . Foi assim que, após a sua formação, tornou-se enfermeira anestesista, profissão que exerceu durante 15 anos , dos quais 5 anos passados no Marrocos. Foi durante esse período que ela retomou sua busca espiritual. Diante do sofrimento, ela diz ter aprendido muito com os doentes e com a psicologia.
 
Em 1958, o “acaso” a fez conhecer o padre Eugraph Kovalevski – fundador da Igreja Ortodoxa da França – que mais tarde se tornaria seu mestre espiritual . Reconhece-se, portanto, em um cristianismo vivo de tradição ortodoxa. O “Mundo Divino” a leva pela mão… Com o Padre Eugraph Kovalevski, (que se tornou Bispo Jean em 1964) ela empreende estudos de teologia e descobre toda a grandeza de nossa Tradição em um espírito que não exclui os outros.
 
Ao mesmo tempo, ela teve aulas de hebraico por 2 anos com Emmanuel Lévyne, cabalista. Dois ensinamentos, teologia cristã ortodoxa e hebraica, que transformarão sua vida e sua visão do mundo . Ela então recebe o que a tradição chinesa chama de "Mandato do Céu" e com a psicologia profunda de Carl Gustav Jung, ela entra nas profundezas da Terra. Ela acrescenta uma dimensão corporal a ele por meio de seu encontro com o Dr. Vittoz.
 
Ela então descobre através desses diferentes ensinamentos os primórdios de uma antropologia "ainda não nascida", como lhe dissera o bispo Jean, mas também aquela desejada por este grande filósofo cristão russo, Nicolas Berdiaev ; Isso a levará em 2010 a criar com Agnès Desanges, o Instituto de Antropologia Espiritual em Angers.
 
Annick de Souzenelle, por meio de uma leitura renovada e revigorante, nos leva para dentro de nossos textos sagrados e de nossos mitos fundadores.
 
Fonte: Arigah - Biografia de Annick de Souzenelle